Aproximadamente 15% da população em idade fértil procura nalgum momento da sua vida reprodutiva, conselho ou assistência médica por uma situação de aparente infertilidade (OMS, 2004)
A investigação em infertilidade faz-se normalmente aos 12 meses de relações sexuais desprotegidas, embora possa ser iniciada aos 6 meses quando existem anormalidades menstruais, história de dor pélvica ou testicular ou ainda cirurgias do aparelho reprodutor.
A infertilidade leva ao stress e este pode influenciar o tratamento. Pode ser de causa feminina, masculina ou afectar os dois membros do casal. A anamnese e a exploração física são essências.
O laboratório pretende ser um parceiro activo na investigação das causas da infertilidade, quer a nível hormonal, quer a nível do estudo do líquido seminal. Contámos desde Junho de 2004 com a colaboração da Dra. Ilda Pires, experiente seminologista do Laboratório da Unidade de Medicina da Reprodução do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho EPE, na realização de espermogramas.
No dia da colheita, realizada no laboratório central e com data previamente acordada com o utente, a especialista efectua nas instalações do LAC-GAIA a análise do esperma (exame macroscópico, microscópico e citológico segundo os critérios de Kruger e de acordo com as últimas recomendações da OMS - WHO. Manual on Basic Semen Analysis. WHO / Laboratory manual for the Examination and processing of human semen / NAFA and ESHRE-SIGA. 2010.
O preço da análise "Espermograma" é de 60 €.