No passado dia 6 de Março de 2021, a Ridgeback Biotherapeutics e a Merck apresentaram os resultados preliminares da fase IIa de um ensaio clínico desenvolvido, que pretende avaliar a segurança, a tolerância e a eficácia do Molnupiravir.
O Molnupiravir (EIDD-2801/MK-4482) é um medicamento experimental, de administração oral que inibe a replicação de vírus de RNA, incluindo o SARS-CoV-2.
Os Resultados experimentais com este agente, obtidos num estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, revelaram uma redução do tempo necessário para a eliminação do RNA viral, nomeadamente ao 5º dia em que se observou uma redução nas culturas virais positivas dos indivíduos que receberam Molnupiravir (todas as doses) em relação ao grupo que recebeu o placebo: 0% (0/47) para o Molnupiravir e 24% (6/25) para o placebo.
Foram reportados apenas 4 reacções adversas graves nos 202 pacientes tratados, sendo que nenhuma estava relacionado com o medicamento.
Estes resultados são sem dúvida promissores pelas profundas implicações a nível de saúde pública, num contexto em que ainda se verificam elevados níveis de transmissão em várias regiões do mundo, e face à incerteza quanta à eficácia das actuais vacinas contra as novas estirpes já identificadas.
Aguardam-se desenvolvimentos para breve.