Bem-vindo ao
seu laboratório
Sobre o perigo de comparar o COVID-19 à gripe…
19/02/2021

Um estudo de coorte retrospectivo, publicado na revista The Lancet por uma equipa multidisciplinar francesa de deferentes unidades do INSERM, debruçou-se sobre um tema que tem sido, muitas vezes sem nenhuma fundamentação científica sólida, difundido pelos meios de comunicação social: a comparação entre infecção por SARS-CoV-2 e Influenza.

O estudo comparou 89.530 pacientes com COVID-19 internados em hospitais franceses em Março ou Abril de 2020, com 45.819 pacientes com gripe internados durante o surto de gripe sazonal entre Dezembro de 2018 e Fevereiro de 2019. Nota-se desde já que o nº de indivíduos do primeiro grupo é, com menos um mês, duas vezes maior do que o segundo.

A larga dimensão da amostra é um ponto essencial do estudo, sendo lícito inferir que os critérios de internamento nos dois períodos foram os mesmos e, portanto, não influenciando assim os resultados.

É importante realçar que as duas coortes diferem num aspecto relevante. A coorte dos pacientes com gripe teria algum grau de imunidade à infecção. Embora seja provável que menos de 50% da população tenha sido vacinada contra a gripe no ano em estudo, nos anos anteriores, a maioria das pessoas terá sido exposta à gripe sazonal e pandémica. Deve-se assim assumir uma imunidade residual contra influenza nesse grupo.

Caso bem diferente é o do SARS-CoV-2, um vírus para o qual ainda ninguém tinha imunidade prévia. A diferença entre os dois grupos reside também na existência de imunidade, reforçando assim a importância da vacinação anual para Influenza, em particular durante a pandemia por COVID-19.

Apesar de algumas limitações (entre outras, maior padronização na testagem para COVID-19 e intervalo de tempo entre os 2 grupos) este estudo aponta para uma maior patogenicidade e uma maior taxa de mortalidade da infecção por SARS-Cov-2.

Porque não existe ainda nenhum tratamento eficaz, e porque a taxa de vacinação ainda é muito baixa, todas as medidas preventivas permanecem actuais, adequadas e necessárias.

Sobre o perigo de comparar o COVID-19 à gripe…
Morada
Rua Álvares Cabral, 77 R/C
4400-017 Vila Nova de Gaia
Portugal

geral@lacgaia.pt
+351 223 752 698
Horário
Segunda a Sexta-feira
7:30h - 18:30h

Sábado
8:30h - 12:00h
Laboratório licenciado
Licença nº4/2006