A IFCC, Federação Internacional de Química Clínica e Medicina Laboratorial, é uma ONG sem fins lucrativos que reúne organizações profissionais de Química Clínica e Medicina Laboratorial de 96 Sociedades Nacionais de países em 6 continentes, bem como 52 membros corporativos.
A principal missão da IFCC é promover a excelência em medicina laboratorial para melhorar os cuidados de saúde em todo o mundo. Para esse efeito, desenvolve programas que visam à melhoria do sector da medicina laboratorial e com impacto directo nos utentes
Infelizmente, porque a sua actividade é desenvolvida dentro de um laboratório e que o contacto com o utente é menor, quando comparado com outros profissionais de saúde, o papel central dos profissionais de Laboratório é pouco conhecido do público em geral.
Contudo, a pouca visibilidade não significa que os profissionais de Laboratório sejam menos importantes. Na verdade, a medicina laboratorial é um dos principais impulsionadores de melhoria na prestação de cuidados de saúde, fornecendo dados objectivos que apoiem a tomada de decisões clínicas baseadas em evidências.
Durante a pandemia, os profissionais de laboratório desempenharam um papel crucial na gestão da COVID-19 em todo o mundo, através do rápido desenvolvimento de testes moleculares e serológicos inovadores. Apesar da sua intervenção decisiva, os profissionais de Laboratório ainda não são reconhecidos como essenciais da linha de frente.
Por esse motivo, foi criado o programa Global Med Lab Week, uma iniciativa que decorre de 23 a 29 de Abril de 2023, que visa reconhecer e assinalar o impacto fundamental da medicina laboratorial e o papel crítico dos profissionais de laboratório na saúde pública e na prestação de cuidados de saúde.
O LAC-GAIA, cujos especialistas são certificados pela EFLM – European Federation of Clinical Chemistry and Laboratoy Medicine, associa-se a esta iniciativa e convida os seus utentes a partilhar conteúdos relativos ao evento nas redes sociais.