
O verão é a estação dos festivais, das festas e das romarias populares, momentos de convívio e celebração. Para que estes momentos sejam apenas de boa disposição, é fundamental que o consumo de bebidas alcoólicas seja feito de forma consciente e moderada.
A segurança deve ser sempre a principal preocupação. É fundamental recordar que o consumo excessivo de álcool é a causa direta e principal de 40 a 50% dos acidentes mortais na estrada. Por isso, a regra de ouro é clara: se beber, não conduza. Para além dos perigos imediatos, o álcool tem um impacto direto em diversos órgãos, como o fígado, o coração, os vasos sanguíneos e o estômago.
Existem estratégias para se divertir de forma responsável. É importante comer sempre antes de começar a beber, pois os alimentos no estômago impedem a rápida absorção do álcool. Mantenha-se hidratado antes e durante o consumo de bebidas alcoólicas, uma vez que o álcool funciona como um diurético. Beber devagar e alternar com bebidas não alcoólicas ao longo da noite é uma excelente forma de garantir uma diversão prolongada e responsável. Lembre-se que o fígado metaboliza o álcool a uma velocidade constante, que equivale a cerca de um copo de vinho por hora.
Faça escolhas inteligentes. Evite bebidas que nunca provou em dias festivos e tenha cuidado com cocktails em que desconhece o teor de álcool.
Divirta-se com a moderação necessária!