
Dia Mundial da Saúde Oral
A saúde oral é frequentemente vista apenas como a manutenção de um sorriso bonito, mas a verdade é que a boca é a principal porta de entrada para o organismo. O dia 20 de março, celebra o Dia Mundial da Saúde Oral, uma data que nos recorda que uma boca saudável é fundamental para o bem-estar geral e para a prevenção de doenças sistémicas.
A ciência tem demonstrado uma relação estreita entre a saúde das gengivas e condições graves, como a diabetes e doenças cardiovasculares. Infeções orais crónicas, como a periodontite, podem permitir a entrada de bactérias na corrente sanguínea, provocando processos inflamatórios que afetam o coração e outros órgãos. Além disso, problemas de mastigação podem comprometer a digestão e a absorção de nutrientes.
Embora o médico dentista seja o especialista da dentição, o laboratório clínico desempenha um papel complementar vital. Através de análises de sangue, é possível identificar marcadores de inflamação, como a Proteína C-Reativa (PCR), que podem estar elevados devido a infeções orais. Da mesma forma, o controlo da Glicemia é essencial, uma vez que a diabetes descontrolada aumenta o risco de doenças nas gengivas e vice-versa.
Celebrar a saúde oral significa adotar uma rotina de higiene oral rigorosa, mas também realizar check-ups regulares. Um sorriso saudável é o primeiro passo para que a vida lhe sorria!